Se tem um restaurante, café ou bar, com certeza já se perguntou sobre como montar um cardápio. Sabendo que o cardápio do restaurante representa, muitas das vezes, o primeiro contato dos potenciais consumidores com seu estabelecimento, a decisão sobre o tipo de informação que se deve incluir, o design do menu, as cores, entre outras é muito importante.
Um bom cardápio pode ser decisivo no sucesso do seu estabelecimento. Aprenda a criar cardápio para o seu restaurante, confira alguns exemplos de cardápios para restaurantes e inspire-se!
Como fazer Cardápio
O cardápio é um elemento fundamental do seu restaurante, por isso, é necessário dedicar tempo e ser cuidadoso na sua elaboração. Antes de começar a criar seu cardápio, leve em consideração alguns aspectos importantes, tais como: pratos e bebidas que pretende incluir no menu, a ordem dos elementos, o tipo de letra, as cores, entre outros. Lembre-se, também, que pode ter vários tipos de menu para o restaurante: menu padrão, menu para alguns dias da semana ou almoço, menu de bebidas, menu de vinho…
Defina o público-alvo que pretende alcançar
Esta é uma decisão muito importante, pois a partir dela poderá decidir sobre vários elementos do menu, como o design e informações inseridas no material. Se tiver, por exemplo, alguma oferta especial para crianças, considere criar um cardápio especial para elas, com os pratos, bebidas e design adequados ao seu gosto.
Apresente as informações com clareza
Os pratos e bebidas que estão no cardápio devem ter o preço definido e contar com uma descrição completa dos seus ingredientes. Refira, também, os alergênicos que possam conter em alguns alimentos.
Escolha uma boa estrutura de informação
Uma boa forma de estruturar a informação que o cardápio terá é agrupar os elementos por grupo:
- No primeiro grupo adicione alimentos que estimulem o apetite dos seus clientes, como as entradas, petiscos e sopas.
- No segundo grupo inclua pratos e alimentos leves, como saladas e sanduíches.
- Em terceiro lugar, adicione os pratos principais. Se houver muitos pratos, pode dividi-los em subgrupos, como por exemplo: Carne, Peixe e Massas.
- No quarto grupo adicione as bebidas. Se seu estabelecimento tiver uma grande variedade de bebidas, vale criar um cardápio de vinhos, drinks, sucos etc.
- Por fim, adicione as sobremesas oferecidas.
Esta estrutura é a mais indicada e a mais usada, pois acompanha o cliente durante todo o tempo dentro do estabelecimento: desde sua escolha pelas entradas e bebidas, até a sobremesa e o café.
Esclareça se algum serviço tem horário específico
Caso o seu restaurante sirva café da manhã, mas apenas até uma determinada hora, uma boa ideia é criar um menu específico para este momento. Se seu estabelecimento tem promoções em determinados horários, deixe esta informação clara no menu!
Inclua informações relevantes do seu restaurante
Ao fazer o cardápio para seu restaurante, inclua todos os elementos e informações que ajudem o cliente a lembrar do local, tais como: nome do restaurante, logotipo, endereço, número de telefone, site e claro, as redes sociais em que está presente. Pode ainda incluir a hashtag usada pelo seu restaurante para incentivar os clientes a compartilhar sua experiência! Se o estabelecimento oferecer Wi-Fi gratuito para os clientes, informe isto no cardápio: basta incluir o nome da rede e a senha.
Mantenha o cardápio do restaurante atualizado
A medida que o negócio vai avançando, é normal que o mix de produtos sofra algumas alterações. Preços, pratos e bebidas devem estar sempre atualizados, para que seus clientes não tenham dúvidas.
Como Montar um Cardápio
A estética é muito importante, principalmente em um negócio ligado à alimentação. Por isso, depois que definir quais informações quer colocar no menu, é hora de fazer o design do cardápio!
Um ponto importante na hora de criar cardápio é manter a harmonia com a decoração do ambiente: se o local é tradicional, não faça um cardápio moderno; se for um restaurante de luxo, invista em cores sofisticadas…
Não use letras muito pequenas ou cores muito próximas para que a leitura não fique prejudicada. Se quiser, pode incluir fotos dos itens do menu para ilustrar o cardápio e deixá-lo mais rico em informações.
Modelo de Cardápio
Ao fazer cardápios para o seu restaurante, além levar em consideração todos os aspectos que foram abordados neste artigo, seja bastante criativo! Crie um menu que se destaque e que chame logo a atenção dos seus clientes.
Neste artigo temos alguns modelos de cardápios para te inspirar, mas pode seguir outras sugestões também:
- Se tem um restaurante típico de alguma cozinha, inclua elementos do país de inspiração no cardápio. Bandeiras, personagens e cores dão um toque diferente ao seu menu!
- Use cores que tenham a ver com os alimentos servidos no estabelecimento: vermelho para carnes, verde para saladas, tons pasteis para sorveterias…
- Inclua informações que são relevantes para o seu público e seu produto: em um restaurante mexicano, diga quais pratos são mais picantes; em um estabelecimento especializado em pratos light, inclua as calorias de cada refeição.
- Para se diferenciar, pode dar nomes criativos aos pratos e bebidas do menu, mas não se esqueça de especificar como é o prato.
Se quer fazer cardápio de maneira rápida e prática, a 360imprimir oferece diversos modelos de cardápio prontos, com preços acessíveis. Escolha o que mais se adequa ao seu estabelecimento, edita as informações necessárias e faz o seu pedido, simples e fácil!
Agora que já sabe como montar um cardápio, não se esqueça: o menu é só uma parte da estratégia do seu restaurante – pode ainda investir em outros produtos de marketing como Jogo Americano, Toalhas de Mesa e Porta Copos.
BY LUCIANA GUIMARÃES –